Medicina Regenerativa

Medicina Regenerativa

 

É uma terapia que tem sido amplamente difundida, especialmente na especialidade de Ortopedia e Traumatologia. Tem o potencial de regenerar ou melhorar a qualidade do tecido doente, podendo ser aplicada em diversas lesões como por exemplo: desgastes na cartilagem (artrose), tendinites, lesões musculares, dentre outras. A indicação do procedimento depende da avaliação feita por um ortopedista.

 

O principal objetivo é restaurar a função do tecido, melhorar a dor, mobilidade e assim, melhorar a qualidade de vida. Além disso, a aplicação de substâncias locais permitem a diminuição do uso de medicações, bem como da exposição aos seus efeitos colaterais, além de minimizar as indicações de procedimentos cirúrgicos invasivos de grande porte.

 

Sabemos que hoje o abuso de medicações, especialmente anti-inflamatórios, promovem riscos à saúde além de diversos efeitos colaterais.

Viscossuplementação

Viscossuplementação

 

A viscossuplementação é um tipo de terapia regenerativa, composta pela injeção de ácido hialurônico dentro das articulações doentes com algum grau de desgaste (artrose, condromalácia patelar). A finalidade é tratar a cartilagem remanescente.

 

Tem como objetivo potencializar a função dos condrócitos, que são as células responsáveis pela produção da cartilagem, permitindo melhora da composição do líquido sinovial e melhora da capacidade de absorver impacto da articulação (propriedades viscoelásticas).

 

Além disso o ácido hialurônico é capaz de diminuir as metaloproteases e o processo inflamatório local, que por sua vez são os grandes responsáveis pela piora da degradação da cartilagem, sendo assim, também é utilizado para prevenir a piora do desgaste.

 

O procedimento é simples, sem a necessidade de internação cirúrgica, considerado seguro e eficaz.